Coordenador : Fernando de Souza Paiva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398353.2206.334475.23082023
Departamento/Setor: PCH
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno da universidade/ Instituto - cerca de 200 alunos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas participantes dos eventos; 01 docente e 01 servidor técnico-administrativo do INFES; Colégios Estaduais pertencentes à Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC) - cerca de 200 alunos/professores participantes dos eventos, dos Colégios e Institutos das regiões Noroeste Fluminense e Serrana.
Local de atuação: O planejamento desta edição do projeto prevê visitas e atividades pedagógicas nos Cursos de Formação de Professores em Nível Médio na modalidade Normal (Cursos Normais) das seguintes Unidades mantidas pela SEEDUC: CIEP 419 Benigno Bairral (Aperibé); Colégio Estadual Rui Guimarães de Almeida - CERGA (Santo Antônio de Pádua - RJ); Instituto de Educação de Miracema - IEM (Miracema - RJ); Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo (Bom Jesus do Itabapoana - RJ); Colégio Estadual Frei Tomás (Itaocara - RJ); Colégio Estadual Flávio Ribeiro de Rezende (Natividade - RJ); Instituto de Educação Eliana Duarte da Silva Breijão (Porciúncula - RJ); Colégio CIEP Doutor Miguel Couto Filho (Varre-Sai - RJ). Outros Institutos e Colégios da Rede Estadual de Educação (SEEDUC) que ofertam o Curso Normal de Nível Médio nas regiões Serrana e Noroeste Fluminense poderão ser visitados, dependendo das possibilidades de atendimento pelo projeto.
Objetivo
1) Integrar o curso de Pedagogia e demais cursos de licenciatura ofertados pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) aos Cursos Normais de Nível Médio mantidos pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) em colégios e Instituto de Educação nas regiões Noroeste Fluminense e Serrana, por meio de atividades que valorizem e fortaleçam a Formação de Professores inicial e continuada. 2) Apresentar aos concluintes do Curso Normal de Nível Médio as oportunidades de continuidade na trajetória profissional docente nos cursos de licenciatura ofertados pelo INFES por meio de rodas de conversas, palestras e atividades pedagógicas integradoras.
Resumo
Este projeto visa à integração dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia e alunos das demais licenciaturas ofertadas pelo INFES-Pádua aos alunos/professores do Curso de Formação de Professores em Nível Médio na modalidade Normal ofertados, em Colégios e Institutos do interior fluminense localizados nas regiões Serrana e Noroeste Fluminense, promovendo diálogos entre ambos os locus e modus de formação docente, de forma a valorizar e fortalecer o campo da formação de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica e Superior. O projeto está interligado com as disciplinas PCH00027 Escolas Normais e disciplinas pedagógicas e PCH00150 Pesquisa e Prática Educativa III, do Departamento de Ciências Humanas do INFES. A LDB n. 9.394/96, no Artigo 62, admite que a formação inicial de professores para atuar na Educação Infantil e nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental seja feita em Nível Médio, na modalidade Normal. Desde então, no estado do Rio de Janeiro ela se mantém viva e atuante. A Escola Normal foi criada no Brasil em 1835, no município fluminense de Niterói, RJ